BLOG

Botox para homens: prós e contras

O tratamento com Botox para homens está em alta, mas será que você deve considerá-lo um aliado para melhorar sua aparência? Conheça a seguir os prós e contras do Botox masculino.

Hoje em dia, as mulheres não são as únicas a considerar o tratamento com Botox. Os homens, por sua vez, têm se interessado a melhorar a aparência, e por esse motivo, muitos deles estão recorrendo ao Botox para conquistar um rosto mais jovem.

O Botox é seguro? Pode ajudar os homens a diminuir as rugas e linhas finas?

Aqui estão três das coisas que você deve saber sobre Botox para homens:

  1. Botox é uma neurotoxina que foi aprovada pelo Anvisa para o tratamento de rugas e linhas.
  2. Embora tenha sido considerado seguro pela Anvisa, existem efeitos colaterais e riscos potenciais que você deve considerar.
  3. Se o Botox não for adequado para você, existem muitos tratamentos alternativos para homens que podem restaurar sua aparência jovem.

O que é Botox?

O Botox é feito a partir da toxina botulínica, uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Embora seja uma das toxinas mais mortais conhecidas pelo homem, é frequentemente usada em quantidades extremamente pequenas para tratar uma ampla gama de problemas médicos.

Muitas vezes chamada de “veneno mágico”, a toxina botulínica é usada para tratar mais do que apenas rugas profundas e linhas finas. A toxina botulínica provou ser um tratamento eficaz para uma ampla gama de distúrbios, incluindo hiperidrose (sudorese excessiva).

Como o Botox funciona?

A toxina botulínica é perigosa em grandes quantidades porque destrói nervos e proteínas vitais. Em uma escala muito menor, simplesmente enfraquece as contrações musculares bloqueando os sinais entre os músculos faciais e os nervos.

Ao enfraquecer as contrações musculares, a pele acima do músculo pode permanecer lisa e sem rugas. Para homens com rugas profundas na testa e pés de galinha, o Botox pode ser o segredo para voltar no tempo em sua aparência.

Por que os homens estão escolhendo o tratamento com Botox?

Alguns homens querem aumentar suas oportunidades de carreira e permanecer competitivos com seus colegas mais jovens. Outros querem melhorar suas perspectivas de namoro ou virar a página após uma grande mudança de vida.

Para muitos homens, é simplesmente uma questão de melhorar sua autoestima e recuperar a confiança perdida. Na verdade, homens no final dos 20 e início dos 30 anos estão usando Botox preventivo para evitar rugas pelo maior tempo possível e permanecer confiantes em sua aparência.

É fácil ver por que os caras comuns agora estão recorrendo a esse procedimento cosmético. Ainda assim, existem prós e contras que você deve considerar antes de receber tratamentos de Botox.

Prós do Botox para homens

Já sabemos que o Botox pode ajudar a tratar uma ampla gama de problemas médicos. Como procedimento estético, também traz uma série de benefícios para os homens que estão começando a notar os primeiros sinais de envelhecimento.

Se você está em dúvida sobre como fazer tratamentos de Botox, considere os seguintes benefícios:

Botox: solução não cirúrgica para rugas e linhas finas

Ao contrário do lifting facial masculino e do lifting de sobrancelhas, o Botox é um procedimento não invasivo que geralmente requer pouca ou nenhuma anestesia. Na verdade, o procedimento em si leva apenas alguns minutos.

Compare-o com cirúrgicas plásticas para rugas, como liftings faciais, que podem levar de três a quatro horas para serem realizados. Isso sem contar o tempo de recuperação desses procedimentos, que pode levar semanas.

Botox é muitas vezes referido como um “procedimento da hora do almoço” porque você pode fazê-lo na hora do almoço e voltar ao trabalho no mesmo dia. Embora não haja tempo de recuperação para o Botox, muitos homens decidem tirar o dia de folga do trabalho caso tenham inchaço ou hematomas perceptíveis.

Melhora visivelmente sua aparência

Vamos falar sobre o maior benefício do Botox: uma aparência mais jovem e viril. O Botox é super eficaz para eliminar rugas e linhas indesejadas, além de prevenir a formação de novas rugas.

Parecer mais jovem e mais disposto pode proporcionar aos homens uma série de benefícios. Uma das principais razões pelas quais os homens estão realizando Botox em números crescentes é permanecer competitivo no local de trabalho.

Os homens estão sentindo a pressão de parecer e se sentir melhor no trabalho. Em muitos campos, os homens mais velhos são preteridos para promoções, enquanto os homens mais jovens têm maiores oportunidades de carreira.

Com mais homens permanecendo no local de trabalho por mais tempo, é fundamental que os homens mais velhos evitem os sinais de envelhecimento pelo maior tempo possível. O Botox permite que os homens eliminem as rugas e melhorem as olheiras que aparecem quando começamos a envelhecer.

Aumenta a autoestima

Algumas rugas são boas, mas muitas podem fazer um homem parecer muito mais velho do que realmente é. Seja por passar muito tempo ao sol sem proteção solar adequada ou simplesmente genética, rugas e linhas precoces podem fazer qualquer homem se sentir constrangido com sua aparência.

Botox pode apagar os sinais de envelhecimento, aumentando assim a sua confiança e humor e ainda, pode abrir portas para os homens em suas carreiras e vidas pessoais. Isso pode levar a um aumento na sua qualidade de vida e felicidade.

Ajuda a controlar a acne adulta

Nos últimos anos, o Botox surgiu como uma opção de tratamento potencial para a acne. Embora existam poucos estudos sobre o assunto (os ensaios clínicos estão em andamento), diz-se que o Botox ajuda a reduzir a produção de sebo e é mais comumente usado para tratar espinhas na testa.

No entanto, devido aos potenciais efeitos colaterais do Botox (que abordaremos detalhadamente abaixo), muitos dermatologistas não recomendam o Botox como a primeira opção de tratamento para acne. Em vez disso, pode ser melhor aderir a um sistema de tratamento de acne que contenha substâncias potentes para combater a acne, como o ácido salicílico, que é conhecido por ser um tratamento seguro e eficaz para manchas de acne.

Contras de Botox para homens

Há também desvantagens no Botox que farão com que alguns homens hesitem em receber tratamento. Fatores como os efeitos colaterais, custo e risco potencial do Botox podem ser levados em consideração antes de optar pelo tratamento.

Efeitos colaterais potenciais

O que assusta a maioria das pessoas com o Botox são os potenciais efeitos colaterais. Com mais marcas de toxina botulínica saturando o mercado, há uma profunda preocupação de que os pacientes possam estar recebendo uma fórmula com qualidade inferior que aumenta a probabilidade de efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais adversos relatados do Botox variam de leves a graves. Os efeitos colaterais leves incluem dor de cabeça, dor no local da injeção, vermelhidão e inchaço, queda da pálpebra superior e visão dupla.

Efeitos colaterais raros, mas graves, do Botox podem incluir dificuldade para engolir e dificuldade para respirar.

Custo

Obviamente, o custo do Botox é muito mais acessível que um lifting de sobrancelha ou lifting facial. No entanto, continua sendo um procedimento caro para alguns homens.

Sem mencionar que o Botox não dura muito (em média três a seis meses), o que significa que você gastará o valor a cada poucos meses para conseguir um rosto sem rugas.

Não é instantâneo

Se você está planejando fazer tratamentos de Botox para um evento próximo, certifique-se de fazê-lo com algumas semanas de antecedência. Embora o procedimento leve menos de 15 minutos, é necessário pelo menos uma semana para ver os resultados.

Muitos homens esperam sair da clínica com um rosto visivelmente mais jovem. Na verdade, é mais provável que você saia da clínica com sensibilidade, inchaço e rugas ainda visíveis.

Risco

Discutimos os possíveis efeitos colaterais, mas e os riscos a longo prazo de tal procedimento?

O Botox cosmético existe há 20 anos e a Anvisa o considerou seguro para uso a longo prazo.

Estigma

Há muito tempo existe um estigma negativo em torno do Botox – especialmente para homens que recebem tratamento para rugas e linhas finas. Esse estigma diminuiu um pouco nos últimos anos, mas ainda existe.

Para muitos, o pensamento de fazer Botox evoca a imagem de uma mulher com uma expressão congelada no rosto. Embora os trabalhos malfeitos de Botox ainda existam hoje, a maioria dos homens que recebem tratamentos de Botox parecem completamente naturais.  

Outros acreditam que os homens que recebem Botox de alguma forma os tornam vaidosos. No entanto, orgulhar-se de sua aparência não é em vão. Isso pode aumentar significativamente suas oportunidades de carreira e fazer você se sentir bem consigo mesmo. Também não é diferente de gastar dinheiro em produtos de cabelo, roupas e quaisquer outros itens de cuidados com a pele que melhoram sua aparência.

O estigma não é justo para homens, mulheres ou qualquer pessoa que se importe com sua aparência.

Agora que você já sabe os prós e contras desse tratamento que veio para ficar, o que acha de deixar seu rosto mais jovem? Agende uma consulta para tirar todas as duas dúvidas acerca do tratamento.

Onde fazer aplicações de Botox (toxina botulínica) em Belo Horizonte – BH?

Se você está procurando onde fazer aplicações de Botox (toxina botulínica) em Belo Horizonte, o primeiro passo é marcar uma consulta em nosso consultório.

A Dra. Priscila Cartaxo atende na Clínica Sollos, situada numa área nobre da capital mineira, entre a região da Savassi e o Bairro de Lourdes, um dos mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Entre nossos excelentes tratamentos dérmicos, está o tratamento de com fios de PDO, com soluções inovadoras e seguras no cuidado com a pele. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.

MAIS LIDOS

Belo Horizonte

O que é ácido hialurônico e como ele pode ajudar sua pele?

Belo Horizonte

Como minimizar as cicatrizes de acne com microdermoabrasão?

Belo Horizonte

Por que você deve usar um sérum com vitamina C?

Belo Horizonte

Qual peeling químico é indicado para você?

Belo Horizonte

O que é dermaplaning?

Belo Horizonte

O que é microagulhamento?

Belo Horizonte

Ácido salicílico para tratamento de cravos e espinhas

Belo Horizonte

Normal, oleosa, seca, mista e sensível: aprenda como identificar e cuidar do seu tipo de pele

Belo Horizonte

Ultraformer 3: perguntas frequentes

Belo Horizonte

Ultraformer III: levante sua pele sem bisturi