Blog

Harmonização Facial

A harmonização facial é a busca de encontrar as proporções certas entre as diferentes áreas do rosto, para garantir que cada uma cumpra seu papel na criação de uma aparência equilibrada.

Os interessados em realizadar o procedimento de harmonização do rosto tem aumentado exponencialmente. No entanto, para compreender o conceito de harmonia facial, é essencial estar ciente de que uma aparência saudável depende de fatores culturais, geográficos e temporais, sendo ideal tomar as características pessoais da pessoa como uma diretriz para evitar uma aparência falsa e, assim, melhorar a autoimagem, autoestima e bem-estar, que são os dois principais componentes da beleza.

O que exatamente é a Harmonização Facial?

A harmonização facial refere-se a uma gama de procedimentos cosméticos que visam melhorar a aparência do seu rosto, sem exageros ou aparência falsa e geralmente sem cirurgia. O método mais comumente usados são os preenchimentos, que são aplicados nas bochechas, maçãs do nariz, lábios, mandíbula e queixo que duram entre um e quatro anos, ou possivelmente para sempre.

O resultado dependerá da harmonia das proporções, bem como da ausência de sinais de envelhecimento. É possível alcançar inclusive, um segundo objetivo. Sinais relacionados à idade, como rugas nos lábios, bigode chinês, linhas de marionete e marcas de expressão, e até mesmo olheiras, se houver, podem ser tratados na mesma consulta.

Como é realizada a harmonização facial?

Muitas vezes, um rosto harmonioso pode ser obtido com preenchimentos faciais. Este método está entre os métodos mais populares para criar resultados perceptíveis a curto prazo e que tenham uma aparência natural que não seja invasiva ou uma interrupção de rotina. Essa técnica utiliza microcânulas, agulhas de ponta redonda que são utilizadas para colocar implantes líquidos que podem alterar a aparência, aumentando os lábios, acentuando as maçãs do rosto, levantando o nariz ou alterando a aparência da face alterando o tamanho da mandíbula ou do queixo.

Para criar um efeito harmonioso, princípios científicos como cefalometria e proporção são empregados para permitir criar uma aparência equilibrada, suavizando características indesejáveis, como um nariz muito grande e destacando linhas sutis que não estão evidentes, como uma mandíbula pequena. O primeiro passo é agendar uma consulta presencial com o médico onde o paciente pode discutir sua insatisfação com sua aparência, esclarecer suas preocupações e obter informações sobre as opções.

Há uma variedade de opções, incluindo lasers fracionados de CO2, ultrassom microfocado, fios de PDO, toxina botulínica, tratamentos odontológicos e muito mais, dependendo das necessidades de cada pessoa. Na maioria das vezes, priorizam-se os procedimentos realizados com anestesia local no consultório do médico, sem internação ou cortes e com menor tempo de recuperação.

As características físicas que definem cada indivíduo são a base primária para um exame abrangente da face. Isso permite um tratamento personalizado que aborda não apenas os problemas pontuais, mas também promove a total harmonia da face e a satisfação dos pacientes. O objetivo inicial é uniformizar as proporções entre as partes média, superior e inferior do rosto.

 

O procedimento pode ser feito por meio de um aplicativo em computadores que tira fotos de características faciais em 3 dimensões. Isso permite simular a aparência do rosto no futuro por meio da criação de um antes e depois virtual. A tecnologia também pode sugerir a quantidade de implante necessária para atingir o resultado desejado, tornando mais simples determinar o orçamento final.

 

As proporções das áreas intermediária, superior e inferior da face geralmente são o ponto de partida. Cada pessoa é única e tem suas particularidades, porém quando olhamos para os rosários, podemos identificar vários dos desejos mais frequentes, como:

  • Terço superior: tratamento ou prevenção das rugas da testa entre as sobrancelhas e também no canto externo do olho. Os famosos pés de galinha.
  • Terço médio: desenvolvimento do “top model look” que enfatiza as maçãs do rosto e também levanta o nariz e corrige o nariz adunco sempre que necessário.
  • Terço inferior: correção do volume labial junto com a definição e volume do rosto com mandíbula definida e queixos alinhados ao rosto, criando um efeito blush duradouro e sem maquiagem.

 

Onde eu posso fazer?

Clínicas e consultórios.

Quanto tempo dura o resultado?

Os efeitos podem durar de um a quatro anos se usar produtos temporários ou de longa duração se usar produtos permanentes. A seleção do produto é baseada no conselho do médico e na escolha do paciente. Se você ainda não tem certeza sobre os produtos permanentes, leia mais sobre.

Qual a duração de cada sessão?

A sessão pode durar de 30 minutos a uma hora, dependendo do tamanho e número de regiões a serem tratadas. Dependendo da disponibilidade de horário e do que for indicado pelo médico, o processo pode ser dividido em etapas, podendo ser necessária mais de uma visita ao consultório.

A realização em etapas facilita a viabilização financeira, sendo o valor liquidado ao final de cada etapa. O método também ajuda a controlar a aparência final, pois as mudanças na aparência podem ser consecutivas com tranquilidade durante o intervalo entre as sessões, ajudando a evitar exageros e uma aparência artificial.

Quando poderei obter o resultado?

Os resultados podem ser observados antes do início do procedimento, na imagem projetada criada a partir dos computadores, durante o tratamento, quando o paciente oferece uma visão ativa diante do espelho e, finalmente, ao final da sessão. A aparência final geralmente é mais aparente 7 a 15 dias depois, quando o inchaço diminui.

Qual é o processo de recuperação?

No decorrer da recuperação, pode haver o aparecimento de vermelhidão, inchaço e sensibilidade. Estes diminuirão naturalmente ao longo da primeira semana. Gelo e compressas frias auxiliam na redução do inchaço após a finalização do procedimento de harmonização facial. É necessária uma consulta de revisão no prazo de 30 dias. Nesse momento, o médico irá sugerir outros procedimentos, se necessário.

Posso retornar ao trabalho no dia seguinte?

Sim. As únicas limitações são exercícios físicos e esforços que podem causar inchaço e exposição solar que deve ser evitada por sete dias para evitar o desenvolvimento de manchas. Quando necessário, deve-se manter a área a ser tratada coberta por chapéu ou boné e aplicar protetor solar.

Que outras precauções posso considerar tomar?

Você deve consultar os nomes comerciais dos produtos e tecnologias que serão utilizados e verificar no site da Anvisa se as marcas estão aprovadas para serem vendidas no Brasil. Ao chegar no processo, é fundamental pedir que o pacote abra na sua frente. Verifique se o produto é exatamente como anunciado. Além disso, certifique-se de verificar as datas de validade. Não existem produtos genéricos ou alterados liberados pela Anvisa. Antes de agendar uma consulta, solicite à clínica a autorização da Vigilância Sanitária atestando os melhores padrões de higiene. Seja cauteloso com qualquer oferta para conduzir seus negócios em casa, em quartos de hotel ou em salões de beleza.

Em que tipo de profissional você pode confiar?

Depende do método utilizado. Para obturações, no entanto, embora não haja uma definição clara do Instituto Anvisa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que além de fazer as cirurgias de procedimento, os médicos são os únicos especialistas que podem tratar qualquer problema. Outras instâncias, como a bichectomia por exemplo, é melhor realizada com um cirurgião plástico e para clareamento dental, é preferível consultar o auxílio de um dentista.

Para quem é isso?

A harmonização facial é uma boa opção para quem quer dar uma repaginada no visual. Mais do que qualquer outro estereótipo sobre a aparência física que mulheres e homens têm, independentemente da idade, gênero ou etnia, seu objetivo principal é reduzir a insatisfação facial e garantir que as proporções sejam equilibradas no rosto.

Quais próximos passos devo tomar?

O potencial de harmonização facial com preenchimentos e a necessidade de integração de diferentes técnicas é uma possibilidade que depende dos objetivos do paciente, bem como de sua condição física e antecedentes médicos, que são examinados pelo médico em consulta presencial. Uma avaliação especializada que leve em consideração as principais insatisfações faciais pode ser a base de partida para o desenho de um tratamento personalizado, descontraído e com aparência natural.

Onde posso fazer o tratamento Harmonização Facial em Belo Horizonte – BH?

A Dra. Priscila Cartaxo atende na Clínica Sollos, situada numa área nobre da capital mineira, entre a região da Savassi e o Bairro de Lourdes, um dos mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Entre nossos excelentes tratamentos dérmicos, está o Harmonização Facial trazendo as soluções mais inovadoras e seguras no cuidado com a pele. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @priscilacartaxo_dermato

Dra. Priscila Cartaxo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM: 48.222 | RQE: 41824

MAIS LIDOS

Priscila Cartaxo Dermato