BLOG

Lifting com fios de Polidioxanona (PDO): tudo que você precisa saber

O que é um Lifting com fios de Polidioxanona (PDO)?

Se você tem alguma queixa relacionada à flacidez, já deve ter ouvido falar dos fios de PDO. Esses filamentos são compostos de polidioxanona e são inseridos em locais estratégicos para promover lifting e aumento da síntese de colágeno (proteína da firmeza). Os fios de PDO tratam-se de uma forma relativamente nova de lifting facial não cirúrgico, ou seja, não há cortes ou incisões, apenas injeções.

Como os fios de PDO agem?

Os fios de polidioxanona (PDO) são um fio especial de grau médico que é mais fino que o cabelo, feito de proteína. Pesquisas confirmaram que o PDO relaxa os tendões e músculos, enquanto uma reação de corpo estranho melhora o fluxo sanguíneo para a área estimulando a neocolagênese (a produção de novo colágeno na pele). Também estimula a elastina e o ácido hialurônico, ambas as substâncias essenciais para manter a pele firme e com aparência jovem.

Aplicação de fios de PDO é segura?

Os fios PDO são usados há mais de uma década de forma segura em cirurgias e fechamentos de feridas. Os fios do PDO obtiveram a aprovação da Anvisa. Desde que aplicados por médicos capacitados, os riscos são mínimos, o que torna a aplicação dos fios de PDO, relativamente segura.

Como funciona a aplicação de fios com fios de PDO?

A injeção de lidocaína (anestesia tópica) é aplicada nos pontos de entrada, seguindo os quais os fios são introduzidos na pele por meio de uma agulha fina – na própria pele, no músculo ou na gordura subcutânea. O tratamento resulta em uma melhora imediata na aparência, mas os resultados vão melhorar ao longo dos dias e semanas seguintes, pois o PDO estimula a produção de colágeno na pele. A aparência da pele melhora em termos de textura geral, tornando-se mais espessa, mais firme e mais jovem à medida que linhas finas e rugas são reduzidas.

Quais os tipos de fios de PDO?

Atualmente, existem dois tipos de fios de PDO, são eles:

〰️ Espiculados: conforme o nome já diz, possuem espículas, que são espécies de “ganchos” que promovem a tração. Logo, eles “levantam” a pele no local necessário, promovem efeito lifting e estimulam o organismo a produzir colágeno;

➖ Lisos: os filamentos lisos são introduzidos em diversas direções, construindo uma rede. Eles estimulam o colágeno e melhoram a firmeza da área, funcionando como uma espécie de malha embaixo da pele. O resultado é a diminuição da flacidez e um rejuvenescimento natural, com melhora das linhas finas e do craquelado da pele.

Quais áreas podem ser tratadas com fios de PDO?

Este é um tratamento muito versátil que pode ser usado em várias parte do rosto, pescoço e corpo. Os locais mais frequentemente tratados são: sobrancelhas, pálpebra inferior, contorno do rosto; bigode chinês, pés de galinha, maçã do rosto, região do pescoço, linhas de marionete, umbigo triste, braços, joelhos e coxas.

Quais os resultados do tratamento com fios de PDO?

Os tratamentos com fios de PDO resultam em uma melhora instantânea e natural na aparência da pele. Um processo de síntese natural de proteínas começa depois de cerca de 10 a 14 dias. Nas semanas subsequentes, os resultados continuarão a melhorar, atingindo o pico em cerca de 6 meses e durando até 2 anos, pois seu próprio corpo produz colágeno, elastina e ácido hialurônico. Fazendo desta forma de lifting não cirúrgico um tratamento de longa duração. O próprio fio é completamente biodegradável e se dissolve em 12 semanas, após o que um novo colágeno se formou ao redor do fio para continuar a dar suporte aos resultados, mantendo uma textura macia e flexível da pele.

O tratamento pode não ser indicado se você:

  • tem acne ativa / pele rachada ou é propenso a herpes labial;
  • tomou medicamentos anticoagulantes, como aspirina / heparina, ou consumiu álcool nas 48 horas seguintes ao tratamento (aconselhamos a continuar tomando os medicamentos prescritos, mas pare de tomar alguns suplementos, como: óleo de prímula, vitamina D, A e E, peixes óleos, óleo de linhaça, magnésio, alho e ginko antes do tratamento).

O tratamento não é adequado se você:

  • está grávida ou amamentando;
  • tem uma doença autoimune, diabetes ou infecção.

Informações Pós-Tratamento de fios de PDO

O que você deve / não deve fazer após o tratamento com fios de PDO?

A maioria das pessoas não terá problemas para retomar as atividades normais imediatamente após o tratamento. Se todas as instruções forem seguidas, o processo será confortável e rápido.

Orientações gerais após aplicação de fios de PDO:

  • Utilizar protetor solar +30 FPS no rosto, para evitar a formação de manchas nas áreas das aplicações;
  • Pode ocorrer alguma dor / desconforto após o tratamento. Um analgésico pode ser tomado, se necessário;
  • Não realizar nenhum outro procedimento estético (como toxinas, preenchimentos, peelings, etc.) por 7 dias;
  • Evite temperaturas extremas, álcool e anticoagulantes por 7 dias. Aqueles que tomam anticoagulantes prescritos, como aspirina, devem continuar a fazê-lo, mas devem estar cientes de que é mais provável que haja hematomas;
  • Lave suavemente a área tratada conforme necessário, mas não esfregue ou massageie por 2 semanas;
  • É importante não esticar demais a área tratada (ou seja, abrir bem a boca) por 4 semanas (evite o tratamento dentário durante este tempo, se possível);
  • Não faça radiofrequência, IPL, laser ou outros tratamentos térmicos perto da área tratada por 10 semanas.

Há algum efeito colateral na aplicação de fios de PDO?

O tempo de inatividade é mínimo e não há riscos da anestesia geral. As agulhas especializadas permitem que pequenas áreas sejam tratadas com eficácia. Como não há incisões, os pontos

Efeitos colaterais relatados com menos frequência:

  • Dor e sensibilidade;
  • Saliência do fio, enrugamento da pele;
  • Sangramento e hematomas;
  • Infecção e granuloma;
  • Inchaço e inflamação;
  • Assimetria;
  • Trauma de nervo facial;
  • Sensações de picadas, arranhões e puxões;
  • Reação alérgica;

Onde fazer tratamento com fios de PDO em Belo Horizonte – BH?

Se você está procurando onde fazer tratamento com fios de PDO em Belo Horizonte, o primeiro passo é marcar uma consulta em nosso consultório.

A Dra. Priscila Cartaxo atende na Clínica Sollos, situada numa área nobre da capital mineira, entre a região da Savassi e o Bairro de Lourdes, um dos mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Entre nossos excelentes tratamentos dérmicos, está o tratamento de com fios de PDO, com soluções inovadoras e seguras no cuidado com a pele. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.

MAIS LIDOS

Blog

Tratamento de Melasma: o que você precisa saber

Blog

Qual é o melhor tratamento para rosácea?

Blog

Tratamento com Ultraformer III

Blog

A caneta de jato de plasma realmente funciona? Conheça os benefícios

Blog

Saiba tudo sobre: lifting com fios de Polidioxanona (PDO)

Blog

Jato de plasma: o que é? Para que serve? Como é feito?

Blog

Mesoterapia capilar: solução para queda de cabelo em homens

Blog

Ultraformer: o tratamento definitivo de papada

Blog

Prejuvenation: pare de envelhecer antes de começar

Blog

Tratamento de olheiras: o poder do preenchimento de ácido hialurônico