O que é ácido hialurônico e como ele pode ajudar sua pele?

Quando se trata de cuidados com a pele, existem certos compostos e produtos químicos que podem ser usados ​​para tratar uma variedade de condições, tanto médicas quanto estéticas. O ácido hialurônico é uma das substâncias mais indicadas nos cuidados com a pele e aparece em vários produtos e procedimentos que podem restaurar a beleza natural da pele.

Noções básicas de ácido hialurônico

O ácido hialurônico ocorre naturalmente no corpo e é produzido na pele, olhos e articulações. Nas articulações, atua na lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso. Ele também atua como um lubrificante nos olhos e é um componente importante para mantê-los úmidos. Na pele, o ácido hialurônico ajuda a manter a umidade, mantendo-a hidratada e com boa aparência.

Para fins médicos, o ácido hialurônico é geralmente sintetizado em laboratórios por meio de um processo de fermentação. Como o ácido hialurônico é um ácido natural, é uma substância muito segura para uso em vários tratamentos médicos, incluindo tratamentos para catarata e osteoartrite. Ele pode ser aplicado na superfície da pele como gel, creme, injetado ou ingerido como cápsula, dependendo da condição que está tratando.

Como acontece com muitas substâncias em nossa pele, a produção de ácido hialurônico diminui com a idade, contribuindo para distúrbios nas articulações e fazendo com que a pele perca sua capacidade de manter a umidade. Felizmente, existem muitos produtos por aí que podem restaurar o ácido hialurônico rico em água do seu corpo.

Quais doenças de pele o ácido hialurônico pode tratar?

RUGAS E OUTROS SINAIS DE ENVELHECIMENTO

O preenchimento com ácido hialurônico permite o tratamento de rugas e depressões cutâneas, uma vez que é extremamente bem tolerado pelo organismo, sendo altamente biocompatível.

Quando injetado sob a pele, pode aumentar o volume dos tecidos moles, permitindo preencher as rugas faciais e estáticas, servindo também para aumentar os tecidos moles em determinadas regiões, como: lábios, bochechas e, dentro de certos limites, remodelar nariz e o queixo.

O efeito de preenchimento é imediato. Com o tempo, o corpo acabará absorvendo e metabolizando o ácido hialurônico injetado. No entanto, a longevidade dos resultados irá variar de acordo com o paciente, normalmente são realizados de seis a doze meses.

Embora os efeitos sejam imediatos, as injeções de ácido hialurônico não fornecem os mesmos resultados duradouros que podem ser obtidos com a cirurgia plástica.

O procedimento é realizado sob anestesia local ou tópica. A substância utilizada é o ácido hialurônico altamente biocompatível.

O ácido hialurônico também é um ingrediente chave em cremes e séruns faciais que combatem as rugas. E, embora essas soluções tópicas não envolvam agulhas ou injeções, os resultados são menos expressivos e não duram tanto.

CICATRIZES DE ACNE

Se você tem cicatrizes de acne, os preenchimentos dérmicos contendo ácido hialurônico são uma excelente maneira de restaurar a aparência plana da pele. O ácido hialurônico preenche e reidrata a pele, eliminando aquele aspecto de “buraquinho” deixado pela acne severa. Tal como acontece com o tratamento de rugas, o preenchimento de ácido hialurônico produz um resultado perceptível e na maioria das vezes satisfatório, que pode durar até um ano.

PELE RESSECADA

Se sua pele tende a apresentar ressecamento, rachaduras e descamação, os tratamentos com ácido hialurônico podem ajudá-la de várias maneiras. Primeiro, o ácido hialurônico atua como umectante, o que significa que pode ajudar a reter a umidade na superfície da pele. Além disso, o ácido hialurônico promove o crescimento saudável da pele e a produção de colágeno, atuando como uma barreira artificial contra o ressecamento. Se sua pele não está fazendo o suficiente para se proteger, o ácido hialurônico pode interferir e mantê-la protegida. Sua pele vai melhorar visivelmente se você usar produtos que contenham ácido hialurônico com a frequência recomendada.

O ácido hialurônico não é um milagre, trata-se de uma parte natural da química do nosso corpo. No entanto, os tratamentos acompanhados por um dermatologista experiente, proporcionam uma satisfação maior e mais segurança para os pacientes.

Agende agora mesmo uma consulta online ou presencial com a Dra. Priscila Cartaxo, para saber qual tratamento com ácido hialurônico é indicado para você.