BLOG

O que é dermaplaning?

Dermaplaning é um procedimento que remove a pele morta e pequenos pelos para rejuvenescer a pele.

O que é dermaplaning?

O dermaplaning é um tratamento de pele que utiliza uma lâmina especializada, semelhante a um bisturi cirúrgico chamado dermátomo, para remover a pele morta e os pelos faciais.

O procedimento visa dar à pele facial uma aparência suave, jovem e radiante. Além de suavizar a pele e remover os pelos da face, o dermaplaning ainda pode ser eficaz no tratamento de cicatrizes de acne, pele seca, pele danificada pelo sol e rugas finas.

Como funciona o dermaplaning?

O conceito básico de dermaplanagem é o mesmo que barbear, mas no lugar de uma navalha, é utilizada uma lâmina do tipo bisturi para remover células da pele, pelos e outros resíduos que possam estar presentes na superfície da pele.

A exposição contínua da camada superior da pele aos raios ultravioleta e toxinas ambientais faz com que a pele facial comece aparecer opaca. O dermaplaning remove a camada superior da pele para revelar as células mais novas da pele que podem fazer a pele de uma pessoa parecer mais lisa e brilhante.

Os relatos sobre a eficácia do dermaplaning são principalmente evidências informais e os resultados do tratamento podem variar de pessoa para pessoa.

Como é o procedimento de dermaplaning?

Antes do procedimento, o profissional deve usar um limpador suave com alfa ou beta-hidroxiácidos para ajudar a soltar as células mortas da pele. O rosto precisa estar completamente seco antes do procedimento.

Durante o procedimento, o profissional utilizará um bisturi esterilizado de calibre 10 que segurará em um ângulo de 45 graus em relação à pele. Eles vão esticar a pele e usar a lâmina para fazer movimentos curtos contra a textura do cabelo na pele. Após o procedimento, é aplicado um hidratante na pele da pessoa e posteriormente é repassado um guia de cuidados pós-procedimento.

A sessão de dermaplaning não requer tempo de inatividade. O paciente não precisará se ausentar do trabalho e podem ainda, conseguir encaixar sua sessão de tratamento durante o intervalo para o almoço.

O tratamento de dermaplaning pode ser realizado uma vez a cada duas semanas.

Benefícios do dermaplaning

Pessoas interessadas no tratamento com dermaplaning, geralmente procuram obter uma aparência mais jovem removendo a pele morta, pequenos pelos e pequenas imperfeições em sua pele. Existem ainda, outros benefícios, como:

  • reduzir a aparência de linhas finas e rugas, cicatrizes de acne ou pele danificada pelo sol;
  • restaurar um brilho jovem à pele;
  • remover pequenos pelos que podem reter óleo e impurezas.

A eficácia do dermaplaning depende muito da experiência do profissional e das expectativas do paciente.

Desvantagens do dermaplaning

Os resultados do dermaplaning podem variar. A pessoa pode considerar que o procedimento não mudou sua aparência o suficiente para justificar o custo de investimento.

A escolha do profissional certo pode fazer a diferença. Técnicas inadequadas podem levar a resultados frustrantes e ao risco de ferimentos leves.

Riscos e efeitos colaterais do dermaplaning

Somente um profissional certificado e com ampla experiência deve realizar a dermaplanagem. Quando um dermatologista realiza o procedimento, o paciente pode considerá-lo seguro. Os possíveis riscos de dermaplaning são:

  • pequenos entalhes ou cortes;
  • vermelhidão na pele;
  • aparecimento de espinhas seguindo o procedimento;
  • infecções ou cicatrizes, embora não sejam comuns.

O que esperar do dermaplaning?

O procedimento é relativamente rápido e leva menos de uma hora por sessão. O profissional pode recomendar ao paciente o uso de um peeling químico após o dermaplaning, pois esse procedimento terá preparado a pele para um peeling. Os custos do tratamento com dermaplaning e as sugestões de tratamentos adicionais, serão repassados na consulta inicial.

A pele pode ficar vermelha e ficar um pouco sensível por alguns dias após a dermaplanagem. A pessoa deve evitar a exposição à luz ultravioleta por alguns dias e tomar precauções, como usar protetor solar com alto fator de proteção solar (FPS), ao se expor ao sol.

Posso fazer o dermaplaning em casa?

Não é aconselhável usar um realizar o dermaplaning em casa. Somente um profissional certificado e com experiência deve realizar o procedimento de dermaplanagem em um ambiente limpo e apropriado.

MAIS LIDOS

Blog

A caneta de jato de plasma realmente funciona? Conheça os benefícios

Blog

Saiba tudo sobre: lifting com fios de Polidioxanona (PDO)

Blog

Jato de plasma: o que é? Para que serve? Como é feito?

Blog

Mesoterapia capilar: solução para queda de cabelo em homens

Blog

Ultraformer: o tratamento definitivo de papada

Blog

Prejuvenation: pare de envelhecer antes de começar

Blog

Tratamento de olheiras: o poder do preenchimento de ácido hialurônico

Blog

Sculptra: o que é e como funciona o tratamento para tratar a flacidez da pele

Blog

Bioestimulador Radiesse®: o que é e quais as suas indicações?

Blog

Para que serve o tratamento com Sculptra?