BLOG

Quando devo iniciar um tratamento anti-envelhecimento?

Uma pele bonita não acontece da noite para o dia. É um processo que dura toda a vida e requer os cuidados certos desde tenra idade. É por isso que nunca é cedo demais para falar com um dermatologista sobre suas preocupações atuais ou futuras com sua pele.

Uma das perguntas mais comuns que recebo dos meus pacientes é quando eles devem iniciar os tratamentos preventivos. A realidade é que quanto mais cedo você começar, melhor ficará sua pele com o envelhecimento. Adotar medidas preventivas a partir dos 20 anos pode ajudar significativamente no seu envelhecimento.

Com vários dispositivos de laser, ampla seleção de injetáveis, neuromoduladores, entre outros inúmeros tratamentos estéticos de ponta, nossa clínica está bem equipada para cuidar de todos os tipos de pele. Agende uma consulta agora mesmo para saber como você pode prevenir o envelhecimento da pele.

Quando começa o envelhecimento da pele?

Ninguém está imune ao envelhecimento. Embora todos nós comecemos a envelhecer no momento em que nascemos, seus efeitos tendem a não se manifestar em nossa pele até meados dos 20 anos, normalmente por volta dos 25 anos. Infelizmente, muitos fatores externos, como danos ao sol, dieta inadequada e certas escolhas de estilo de vida podem acelerar o processo. É por isso que é importante cuidar da sua pele o mais cedo possível.

Roupas de proteção, como chapéus de abas largas e óculos de sol, etc., são indicados para minimizar a exposição direta ao sol. O recomendado é que após os 6 meses de idade, todas as crianças e adultos devem usar protetor solar à base de minerais com FPS de pelo menos 30 todos os dias para proteger a pele.

O que acontece durante o processo de envelhecimento?

Para compreender melhor o processo de envelhecimento da pele, é importante reconhecer os componentes que constituem a nossa pele. Colágeno, elastina e ácido hialurônico são substâncias que ligam nossos tecidos conjuntivos. As fibras de colágeno fornecem a base para a elastina e o ácido hialurônico, que mantêm nossa pele resiliente e hidratada. À medida que envelhecemos, a produção de novo colágeno diminui, enquanto as fibras existentes se rompem. A redução do colágeno, elastina e ácido hialurônico é a principal razão pela qual a pele se torna mais fina e seca com a idade. Sem grande elasticidade, a pele enruga-se em vez de voltar a saltar como antes. 

Existem dois tipos de rugas que se formam com o envelhecimento: rugas dinâmicas e estáticas.

Rugas Dinâmicas

As rugas dinâmicas são o resultado de movimentos musculares repetidos. Expressões faciais, como franzir a testa e sorrir, podem causar rugas na pele. 

Rugas dinâmicas comuns em adultos idosos incluem:

  • pés de galinha;
  • linhas de expressão;
  • linhas da testa;
  • linhas labiais.

Neuromoduladores, como Botox®, Dysport®, Juveau (R) ou Xeomin®, podem impedir temporariamente o movimento muscular para minimizar linhas finas e rugas. No entanto, eles podem não ser tão eficazes no tratamento de vincos e dobras profundas. Ao iniciar esses tratamentos precocemente, você pode inibir o movimento muscular em áreas com problemas potenciais para retardar a formação de rugas. 

Rugas estáticas

As rugas estáticas são causadas pela perda de gordura e volume. Com a perda de colágeno, elastina e ácido hialurônico, além de gordura, ossos e músculos, a pele começa a ceder, levando à acumulação de pele e gordura em volta da metade inferior do rosto. Após os 35 anos, o número de células responsáveis ​​pela regeneração óssea também diminui, o que pode causar má definição facial. Isso acontece principalmente durante a menopausa, quando as mulheres geralmente experimentam um declínio acentuado no hormônio estrogênio.

Uma vez que a pele começa a fluir, ela pode desenvolver rugas estáticas, como:

  • má definição do queixo;
  • bochechas ocas;
  • olhos fundos;
  • lábios finos;
  • covinhas no queixo.

Preenchimentos dérmicos: substâncias semelhantes a gel que restauram o volume perdido. São altamente eficazes para levantar e tonificar instantaneamente a pele flácida. Mas outro benefício dos preenchimentos é que eles realmente estimulam a produção de colágeno. Na verdade, os preenchimentos preventivos podem ajudar sua pele a combater as rugas nos anos que virão.

Uma vez que neuromoduladores e preenchedores dérmicos tratam diferentes tipos de rugas, Dra. Priscila pode combinar os tratamentos para um melhor resultado.

Começar cedo: quais são as opções?

Quando se trata de envelhecimento da pele, a prevenção sempre superará o tratamento. Cuidando da pele agora, você pode retardar muitos sinais comuns de envelhecimento, incluindo rugas, perda de volume e danos causados ​​pelo sol. Embora o protetor solar seja sempre a principal linha de defesa, também existem tratamentos que podem evitar os sinais de dor e os danos do sol, para manter sua pele mais jovem por mais tempo. Felizmente, em nossa clínica oferecemos vários tratamentos antienvelhecimento não invasivos e minimamente invasivos, como:

  • Preenchimentos dérmicos: preenchimentos injetáveis, como Juvederm®, Restylane® e RHA®, podem ajudar a tratar a perda precoce de volume e prevenir a formação de novas rugas;
  • Neuromoduladores:  Botox®, Dysport®, Juveau (R) ou Xeomin®, tratam e previnem linhas de expressão ao redor da boca, olhos e testa;
  • Bioestimulantes: Scupltra e Radiesse não só substituem a perda de volume da pele, mas também estimulam a produção natural de colágeno e fibras elásticas pelo corpo dando resultados naturais que duram anos;
  • Terapia IPL: a terapia IPL pode reduzir os primeiros sinais de danos causados ​​pelo sol, como hiperpigmentação, manchas senis, vermelhidão e linhas finas. Também minimiza o aparecimento de cicatrizes de acne e rosácea;
  • Lasers fracionados: eles têm como objetivo tratar pequenos espaços de pele para reduzir as rugas, a hiperpigmentação e marcas de estiramento, por meio da estimulação de colágeno;
  • Microagulha de RF: os dispositivos de microagulhamento contêm centenas de agulhas finas que perfuram a pele para iniciar um processo de recuperação da lesão. Este processo estimula a produção de colágeno para reparar os danos à pele. Simultaneamente, o dispositivo fornece ondas de energia de radiofrequência (RF) que firmam e tensionam a pele;
  • Tratamentos estéticos tópicos: a camada superficial da pele é a que mais sofre danos, por isso é importante mantê-la saudável. Além de tratamentos estéticos, como peelings faciais e químicos, é necessário incluir dermocosméticos de qualidade em a sua rotina diária de cuidados com a pele.

Enquanto os níveis de estrogênio em queda livre ressecam a pele e causam rugas em adultos mais velhos, os níveis de androgênio hiperativos aumentam a produção de sebo em adolescentes. Essa substância oleosa obstrui os poros e causa acne. Se você é jovem e luta contra as espinhas em vez das rugas, saiba que existe muitos tratamentos para acne que também podem ajudar a combater os efeitos do envelhecimento. 

Retinóides Tópicos

Os retinóides prescritos podem ajudar a prevenir que as células mortas da pele obstruam os poros para reduzir a acne. Esses tratamentos tópicos também estimulam novos vasos sanguíneos, renovação celular e colágeno. Com o tempo, o uso regular de retinóides pode minimizar linhas de expressão, prevenir rugas e reduzir o aparecimento de manchas marrons, especialmente nos braços e nas mãos.

Fotofaciais / Terapia Fotodinâmica

Os fotofaciais usam luz pulsada intensa (IPL) com a adição de agentes redutores de sebo seletivos pode combater a acne profundamente na pele. O tratamento usa pulsos curtos de luz de amplo espectro para penetrar na pele sem machucar a camada superficial. As células pigmentares da pele absorvem a luz, que se converte em calor e elimina acne, vermelhidão, hiperpigmentação e até manchas senis.

Estudos mostram que apenas três sessões de IPL podem alterar a expressão gênica na pele envelhecida, o que pode resultar em uma pele com aparência mais jovem.

Onde fazer tratamento de antienvelhecimento em Belo Horizonte – BH?

Se você está procurando onde fazer tratamento de antienvelhecimento em Belo Horizonte, o primeiro passo é marcar uma consulta em nosso consultório.

A Dra. Priscila Cartaxo atende na Clínica Sollos, situada numa área nobre da capital mineira, entre a região da Savassi e o Bairro de Lourdes, um dos mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte.

Contamos com excelentes tratamentos dérmicos, que ajudarão você minimizar os sinais de envelhecimento da sua pele. Tudo isso com soluções inovadoras e seguras no cuidado com a pele. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.

MAIS LIDOS

Belo Horizonte

O que é ácido hialurônico e como ele pode ajudar sua pele?

Belo Horizonte

Como minimizar as cicatrizes de acne com microdermoabrasão?

Belo Horizonte

Por que você deve usar um sérum com vitamina C?

Belo Horizonte

Qual peeling químico é indicado para você?

Belo Horizonte

O que é dermaplaning?

Belo Horizonte

O que é microagulhamento?

Belo Horizonte

Ácido salicílico para tratamento de cravos e espinhas

Belo Horizonte

Normal, oleosa, seca, mista e sensível: aprenda como identificar e cuidar do seu tipo de pele

Belo Horizonte

Botox para homens: prós e contras

Belo Horizonte

Ultraformer 3: perguntas frequentes