Blog

Sculptra ®: tratamento para Flacidez Facial

O que exatamente é o Sculptra ®?

O Sculptra® é um composto que não é derivado de animais e composta por ácido poli-L-láctico.

É um medicamento seguro para o corpo e é absorvido lentamente ao longo do tempo.

Como o Sculptra® age no envelhecimento da pele?

Ele faz isso estimulando a existência de fibroblastos ou células responsáveis ​​pela produção de colágeno na pele.

Para que serve o Sculptra®?

É uma forma de tratar e prevenir a flacidez e ainda melhorar o contorno da face, já que favorece o aumento da tensão da pele. Isso reduzirá a aparência de sulcos e rugas, e as marcas de expressão serão menos perceptíveis.

Como o tratamento funciona? Qual é o método de aplicação?

O tratamento é realizado por meio de injeções do produto nas camadas profundas da pele. São agendadas no mínimo 2 sessões no período entre 30 e 60 dias.

A aplicação do Sculptra® dói?

Aplicamos um creme anestésico diretamente na pele para evitar qualquer desconforto no momento da aplicação. O que torna o procedimento confortável.

Quem pode fazer esse procedimento?

Mulheres e homens que têm a pele enrugada.

Pessoas que sofrem de perda de volume na face (perda de peso significativa, ou atletas e corredores).

A partir de quanto tempo é possível ver os resultados do Sculptra®?

Após dois meses da aplicação, por outro lado, o resultado é evidente. Após a conclusão da primeira aplicação, o paciente sentirá um pequeno inchaço, que causa uma aparência de lifting (levantamento), o que é considerado um efeito positivo dos pacientes, porém é apenas temporário. Após a absorção do edema, o aspecto facial volta ao seu estado normal anterior. Somente após dois meses do segundo tratamento, dado o tempo de estimulação na formação de colágeno, os resultados do tratamento serão vistos.

Quais são os melhores indicadores?

Pacientes que não apresentaram declínio na produção de colágeno, por exemplo, idade muito avançada ou doença do colágeno.

O Sculptra® dura quanto tempo?

O período de tempo será diferente para cada paciente, no entanto, a duração média é de 2 anos. Pode ser estendido de acordo com os procedimentos de tratamento já realizados pelo paciente para manter o aspecto jovem que a pele possui (bons hábitos, alimentação saudável e tratamentos complementares).

Quais são os efeitos negativos?

Efeitos adversos agudos como nódulos ou pápulas na pele são muito raros. Recomendamos que massageie a área afetada durante os primeiros 7 dias para evitar a formação desses nódulos.

Este produto substitui preenchimentos ou Botox®?

Não. O Sculptra® não funciona como um preenchedor, nem afeta os músculos da mesma forma que o Botox®. Pode ajudar a melhorar a firmeza da sua pele. Definitivamente reduzirá rugas e sulcos. Porém, após o procedimento poderemos identificar preenchedores em sulcos profundos ou Botox® em rugas de expressão para obter um resultado mais significativo.

Quais tratamentos estéticos que podem ser combinados com o Sculptra®?

Os tratamentos projetados para melhorar o tom da pele também são uma boa ideia para melhorar o resultado geral, incluindo peelings a laser de CO2, preenchimentos ou Botox®.

Tenho que poder tirar folga do meu trabalho?

Não. Você pode retomar o trabalho imediatamente após procedimento.

Fico com manchas na pele após a aplicação?

Pode haver manchas roxas nos locais de aplicação, devido ao rompimento de vasos de pequeno tamanho ou áreas avermelhadas que desaparecem após alguns dias.

Edemas na área discreta também podem ocorrer com ou sem distorção da face.

Posso tomar sol?

Se você notar manchas vermelhas ou arroxeadas, fique longe do sol até que desapareçam.

Depois da primeira aplicação, devo fazer uma segunda aplicação?

Não. Se estiver satisfeito com o resultado, poderá realizar a manutenção conforme necessário. Nessas situações as 4 sessões não são necessárias.

Quais são as contraindicações?

  • Preenchimentos 100% eficazes no rosto;
  • Processos infecciosos ou espinhas na área de aplicação;
  • Lactação e gravidez;
  • Doenças relacionadas ao colágeno (distúrbios genéticos).

Quais são as sugestões pós-aplicação?

Recomenda-se aplicar uma massagem suave todos os dias por duas vezes com o seu hidratante habitual para o rosto, principalmente nos primeiros 7 dias após a aplicação.

Como a ação é lenta, serão agendados retornos a cada 30, 60 ou 90 dias.

De que forma o Sculptra® ajuda a aumentar o colágeno?

Sculptra® é um estimulante natural composto de ácidos poli-L-lácticos com propriedades biodegradáveis ​​e biocompatíveis.

É colocado na derme profunda, área supra periosteal e tecido subcutâneo. A estimulação da produção de colágeno acontece porque desencadeia uma resposta inflamatória que atrai macrófagos, monócitos e fibroblastos.

Isso resulta na criação de uma cápsula de colágeno alongada em torno de cada molécula. Com o passar do tempo, observa-se que as partículas do Sculptra® são absorvidas, e a quebra do colágeno é desencadeada e a derme torna-se mais espessa. a derme.

Na sequência dessa estimulação, os resultados podem ser vistos na forma de melhora da flacidez da pele, melhora do volume das áreas deprimidas como rugas, linhas, cicatrizes e linhas, além de melhor definição do contorno da face.

Para que exatamente serve o Sculptra®?

Aumentar gradativamente o volume e firmeza da região, tratando a flacidez e combatendo a flacidez através da estimulação do colágeno que é produzido pelo corpo o que torna o resultado final mais natural.

Qual é a causa do aparecimento de rugas no rosto?

Como o Sculptra® é utilizado para tratar a flacidez, principalmente a flacidez facial, é essencial que os pacientes que se submetem ao procedimento entendam as razões do aumento da flacidez da face para combatê-las e obter melhores resultados com o tratamento.

O declínio na produção de colágeno que pode resultar em pele excessivamente flácida, pode ser causado por:

  • consumo de cigarro e álcool;
  • desidratação;
  • estresse;
  • dieta com baixo valor nutricional;
  • exposição excessiva ao sol;
  • insônia.

Assim, uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais e bons hábitos diários podem ajudar a manter a pele firme por mais tempo.

A reposição de colágeno por meio de suplementação também é uma opção a ser considerada, porém e imprescindível a recomendação médica especializada.

Em quais regiões posso aplicar o Sculptra®?

Embora o Sculptra® seja conhecido como tratamento para flacidez facial, este não é o único local do corpo onde a substância pode ser aplicada.

O tratamento também pode ser eficaz em caso de flacidez em outras regiões como: braços, abdômen, coxas e glúteos.

Quais são os benefícios do tratamento com Sculptra®?

O Sculptra® apresenta diferentes benefícios de acordo com a região do corpo onde é aplicado. Conheça as principais vantagens da aplicação em cada área:

  • no rosto, uma substância age estimulando a produção de colágeno, o que resulta no aumento da espessura da pele e na suavização de linhas e marcas de expressão, como os pés de galinha que se formam nas laterais dos olhos;
  • quando aplicado nos braços, o Sculptra® reduz o enrugamento e a flacidez da pele da região, melhorando a estética e o bem-estar do paciente;
  • na região abdominal, é possível obter uma pele mais firme, principalmente após fatores que podem aumentar a flacidez, como a gravidez;
  • nas coxas, o objetivo também é reduzir a flacidez na parte interna;
  • na região das nádegas, o tratamento melhora a flacidez, mas também atua de forma proporcionando volume e corrigindo irregularidades que podem estar presentes.

Por isso, o uso do Sculptra® é recomendado não apenas como tratamento para flacidez facial, mas tem função volumizadora em diversas áreas do corpo.

Como e feita a aplicação?

A aplicação do Sculptra® pode ser feita em consultórios e clínicas, utilizando anestesia tópica.

Para o tratamento, o ácido polilático é diluído e aplicado na camada subcutânea da pele por meio de injeções com cânulas finas. É fundamental que o especialista conheça a técnica, pois a aplicação na camada mais superficial da pele pode causar nódulos e descamações.

Durante a mesma sessão, o profissional pode aplicar uma substância em diferentes regiões da face, promovendo um resultado mais consistente e uniforme, atendendo ao desejo do paciente.

O que esperar do tratamento com Sculptra?

Os resultados do Sculptra® podem durar até dois anos, mas os efeitos serão percebidos após algumas aplicações, já que o processo de estimulação do colágeno pelo próprio corpo é mais lento.

Além disso, a maior firmeza da pele e resultado da deposição de colágeno pelos fibroblastos, causando aumento da espessura dérmica. Portanto, para que esse ciclo seja facilitado, o paciente deve aguardar aproximadamente dois meses após a segunda aplicação.

Existem efeitos colaterais?

Devido às características biocompatíveis do ácido polilático, a substância pode ser inibida ou rejeitada pelo organismo. Apesar disso, algumas pessoas podem ser alérgicas ao produto e não devem fazer o tratamento.

Outro aspecto relevante é que uma área a ser tratada pode ficar dolorida, com manchas arroxeadas ou um leve inchaço. Essa reação é normal e deve desaparecer nos dias seguintes a aplicação.

Antes de fazer um tratamento para flacidez facial, é fundamental entender o que o Sculptra® é para que serve o ácido polilatico.

Onde posso fazer o tratamento  Sculptra ® em Belo Horizonte – BH?

A Dra. Priscila Cartaxo atende na Clínica Sollos, situada numa área nobre da capital mineira, entre a região da Savassi e o Bairro de Lourdes, um dos mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Entre nossos excelentes tratamentos dérmicos, está o Sculptra ® trazendo as soluções mais inovadoras e seguras no cuidado com a pele. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @priscilacartaxo_dermato

Dra. Priscila Cartaxo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM: 48.222 | RQE: 41824

MAIS LIDOS

Priscila Cartaxo Dermato