BLOG

Tratamento de Melasma: o que você precisa saber

O que é melasma?

Melasma é um distúrbio cutâneo comum em que manchas marrons se desenvolvem no rosto, incluindo as bochechas, a ponte do nariz, a testa e o lábio superior. Melasma pode ocorrer em todos os tipos de pele e normalmente escurece e clareia com o tempo, geralmente apresenta piora no verão e melhora no inverno.

Quem o melasma afeta?

O melasma ocorre predominantemente em pessoas com pele negra e 90% são mulheres. América Latina, Ásia, Oriente Médio e Norte da África são áreas com maior prevalência de melasma. Indivíduos com pele de cor, especialmente em áreas de alta exposição ao sol, são especialmente suscetíveis ao melasma. Isso não significa que os indivíduos com tons de pele claros também não sejam suscetíveis ao melasma.

Qual é a causa do melasma?

Embora a causa exata do melasma seja desconhecida, as pessoas afetadas costumam ter um histórico familiar de melasma. Além disso, o melasma é conhecido como a “máscara da gravidez”, portanto, qualquer mudança nos hormônios, incluindo a gravidez, pode causar melasma. A exposição ao sol e à luz são os motivos mais comuns para o aparecimento do melasma. A luz ultravioleta pode estimular as células produtoras de pigmento da pele, chamadas melanócitos, a produzir mais pigmento. Os melanócitos são particularmente ativos em pessoas com pele morena ou negra.

Como posso saber se tenho melasma?

Devido à sua aparência característica, o melasma geralmente pode ser facilmente diagnosticado por um dermatologista com um exame de pele.

Você quer saber se as manchas na sua pele são provocadas pelo Melasma? Clique e agende agora mesmo uma consulta com a Dra. Priscila.

Como é o tratamento de melasma?

Existem vários tratamentos para melasma disponíveis, mas cada indivíduo requer um tratamento personalizado. Os principais cuidados e tratamentos são:

O melasma associado à gravidez geralmente se resolve por conta própria alguns meses após o parto;

Como o sol e a iluminação são as principais causas do melasma, os filtros solares são muito importantes em qualquer plano de tratamento. Devem ser usados ​​filtros solares de amplo espectro, que protegem contra a luz ultravioleta UVA e UVB, com + 30 FPS;

Se as pílulas anticoncepcionais orais forem a causa do melasma, pode ser necessário interrompê-las. Nesse caso, é necessária uma consulta complementar com sua ginecologista para discutir outros métodos contraceptivos;

Tratamentos clareadores podem ser muito eficientes no clareamento das manchas de melasma. Esses agentes despigmentantes levam de 3 a 6 meses para atingir os resultados máximos e podem exigir uma abordagem combinada com cremes;

Vários procedimentos, incluindo peelings químicos, microdermoabrasão e tratamentos a laser podem ser usados ​​para tratar o melasma, mas os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Onde fazer tratamento de melasma em Belo Horizonte – BH?

Embora o melasma possa ser uma doença de pele persistente, frustrante e difícil, seguir devidamente o tratamento, como evitar o sol, o uso contínuo de protetores solares e a supervisão cuidadosa de um dermatologista pode levar a um resultado bem-sucedido.

Se você está sofrendo de melasma e gostaria de saber as opções de tratamento indicadas para o seu caso.

MAIS LIDOS

Blog

Qual é o melhor tratamento para rosácea?

Blog

Lifting com fios de Polidioxanona (PDO): tudo que você precisa saber

Blog

Tratamento com Ultraformer III

Blog

A caneta de jato de plasma realmente funciona? Conheça os benefícios

Blog

Saiba tudo sobre: lifting com fios de Polidioxanona (PDO)

Blog

Jato de plasma: o que é? Para que serve? Como é feito?

Blog

Mesoterapia capilar: solução para queda de cabelo em homens

Blog

Ultraformer: o tratamento definitivo de papada

Blog

Prejuvenation: pare de envelhecer antes de começar

Blog

Tratamento de olheiras: o poder do preenchimento de ácido hialurônico