BLOG

Normal, oleosa, seca, mista e sensível: aprenda como identificar e cuidar do seu tipo de pele

Se você ainda não sabe como começar uma rotina de skincare, a melhor forma é descobrindo qual o seu tipo de pele. Mas como identificar as características da sua pele para adquirir um rosto bonito e saudável?

Preparamos esse guia completo para lhe ajudar nessa descoberta e os principais cuidados diários para manter a sua pele radiante. Veja a seguir.

Determinando o seu tipo de pele

Pele normal: geralmente não apresenta brilho em excesso ou ressecamento e produz oleosidade na quantidade ideal.

Pele seca: geralmente tem pouca oleosidade natural. Ela tem aspecto ressecado, áspero e pouca luminosidade.

Pele oleosa: apresenta poros dilatados, com grandes chances de desenvolver cravos e espinhas. A concentração da oleosidade ocorre geralmente na “zona T” do rosto (testa, nariz e queixo).

Pele mista: pode apresentar ressecamento em partes específicas do rosto e oleosidade em outros pontos, como na zona T (testa, nariz e queixo).

Pele sensível: não é um tipo de pele. Afinal, a sensibilidade pode ocorrer em qualquer um dos tipos de pele mencionados acima. Essa condição pode ocorrer por vários motivos, dentre eles mudanças climáticas, reação do tratamento de acne, doenças de pele, falta de hidratação, entre outros. Geralmente deixa a região avermelhada, com ardência e coceira.

Rotina matinal

Para uma rotina básica de cuidados com a pele pela manhã, siga estas etapas:

  1. Limpe o rosto com um sabonete suave que não retire completamente a oleosidade natural.
  2. Aplique um sérum, hidratante ou óleo.
  3. Aplique protetor solar.

Os tipos de produtos que você escolher devem ser baseados no seu tipo de pele.

Pele normal

Limpeza: escolha algo suave, como água micelar, que contém moléculas que retiram a sujeira. Basta passar sobre a pele, sem necessidade de enxágue. Você também pode usar um limpador de espuma.

Sérum: os séruns estão disponíveis para vários produtos de tratamento de pele. Escolha um que se adapte às suas necessidades, seja antienvelhecimento ou hidratante. Procure ingredientes como antioxidantes, óleos nutritivos ou retinol.

Hidratante: Assim como com o seu sérum, escolha um hidratante que atenda às suas necessidades e contenha antioxidantes em sua composição.

Protetor solar: aplique protetor solar todos os dias antes de sair de casa. Use um protetor solar de boa textura, resistente à água, de FPS 30 ou mais. Você pode optar por um hidratante que contenha filtro solar como a etapa final de sua rotina de cuidados com a pele, antes da maquiagem, se for o caso.

Pele seca

Limpeza: Escolha um que seja suave e preferencialmente sem perfume e use apenas o suficiente para fazer uma espuma leve. Seque com uma toalha e aplique imediatamente o hidratante.

Sérum e hidratante: A chave para prevenir o ressecamento da pele é reter a umidade. Use um creme para pele seca. Os ingredientes a serem procurados nesses produtos são: manteiga de karité, óleo de jojoba, ácido hialurônico, glicerina e lanolina.

Protetor solar: Use um protetor solar sem fragrância de FPS 30 ou superior.

Pele oleosa

Limpeza: Use um limpador espumante que não contenha álcool e óleo na sua composição. Você não precisa de produtos de limpeza agressivos que retiram a oleosidade natural da pele. Escolha produtos que quebrem a sujeira e a oleosidade e que sejam suaves para a pele, evitando assim, possíveis irritações.

Sérum e hidratante: Evite qualquer sérum ou hidratante à base de óleo. Escolha aqueles rotulados como não comedogênicos – e sem fragrância para menos irritação.

Protetor solar: o filtro solar pode agravar a pele propensa a acne e causar erupções, mas é essencial para proteger sua pele. A escolha de filtros solares de barreira à base de óxido de zinco ou dióxido de titânio pode ajudar. Certifique-se de escolher um produto identificado como oil free.

Pele mista

Para pele mista, pode ser necessário tratar as áreas secas ou oleosas específicas com produtos diferentes. Caso contrário, use um limpador de espuma suave e aplique hidratante e protetor solar diariamente. Evite quaisquer produtos que causem erupções ou ressecamento da pele.

Pele sensível

Limpeza: usar um óleo para limpar a pele sensível pode ajudar. Um óleo puro, como argan, côco ou jojoba, pode dissolver a sujeira e a fuligem sem aditivos que podem agravar a pele. Você também pode usar um limpador líquido muito suave, sem adição de fragrância.

Sérum e hidratante: quanto menos produtos você usar se tiver pele sensível, mais fácil será identificar o que pode causar irritação. Escolha um único produto que tenha poucos ingredientes e não tenha fragrância. Se sua pele arder após usar o produto, interrompa imediatamente o uso.

Protetor solar: um protetor solar com base de barreira com óxido de zinco ou dióxido de titânio é uma ótima opção. Evite produtos com fragrâncias.

Efeitos adversos

Interrompa o uso de qualquer produto para a pele que resulte em queimação, coceira, vermelhidão, inchaço ou dor. Informe o seu médico sobre quaisquer efeitos adversos que você possa sentir.

Rotina Noturna

Para uma rotina básica de cuidados com a pele à noite, siga estas etapas:

Limpe sua pele, usando um produto de remoção de maquiagem, se necessário.

Aplique um tônico facial utilizando, passando-o por todo o rosto.

Aplique um sérum ou creme hidratante noturno, ou ambos, se desejar.

Escolha produtos adequados ao seu tipo de pele.

Pele normal

Tônico: Escolha um tônico indicado para pele normal. Os tônicos que contém hidroxiácidos ajudam com os danos dos raios ultravioleta, enquanto aqueles com antioxidantes – como a vitamina C e E – podem tratar os danos dos radicais livres e cicatrizes.

Sérum ou hidratante: Escolha um sérum ou hidratante para uso durante a noite. Um creme à base de vitamina A, por exemplo, pode ajudar na produção de colágeno, enquanto o retinol ajuda a combater os sinais de envelhecimento.

Pele seca

Tônico: ignore esta etapa ou use um tônico que ofereça benefícios de hidratação. Evite tônicos à base de álcool.

Sérum ou hidratante: formulações de óleo em água, como géis leves, loções e séruns, são ideais para pele normal a seca.

Pele oleosa

Tônico: Use um tônico que seja suave e equilibrado, evitando tônicos à base de álcool ou óleo. Pesquise por marcas não comedogênicas.

Sérum ou hidratante: escolha um hidratante sem óleo e não comedogênico. Escolha produtos com antioxidantes, como resveratrol, quercetina e ácido cinâmico, ajudando a reduzir o aparecimento de inflamação.

Pele mista

Para cuidados noturnos com a pele mista, escolha produtos que não agravem ou irritem a condição da pele. O ácido salicílico é um ótimo ativo para limpeza da pele mista. Aplique sempre camadas finas de produtos.

Pele sensível

Tônicos: ignore esta etapa ou use um tônico natural muito suave.

Sérum ou hidratante: hidratantes contendo umectantes – como glicerina e ácido hialurônico – funcionam bem para peles sensíveis. Prevenir a perda de umidade com cremes contendo moléculas de barreira, como vaselina e dimeticona, também pode ajudar.

Para se assegurar de uma boa escolha de produtos para a pele, o ideal é contar com a ajuda de um dermatologista experiente e que possa te recomendar os melhores tratamentos. Agende agora mesmo uma consulta com a Dra. Priscila Cartaxo e receba o tratamento que a sua pele merece.

MAIS LIDOS

Blog

A caneta de jato de plasma realmente funciona? Conheça os benefícios

Blog

Saiba tudo sobre: lifting com fios de Polidioxanona (PDO)

Blog

Jato de plasma: o que é? Para que serve? Como é feito?

Blog

Mesoterapia capilar: solução para queda de cabelo em homens

Blog

Ultraformer: o tratamento definitivo de papada

Blog

Prejuvenation: pare de envelhecer antes de começar

Blog

Tratamento de olheiras: o poder do preenchimento de ácido hialurônico

Blog

Sculptra: o que é e como funciona o tratamento para tratar a flacidez da pele

Blog

Bioestimulador Radiesse®: o que é e quais as suas indicações?

Blog

Para que serve o tratamento com Sculptra?