BLOG

Por que você deve usar um sérum com vitamina C?

Você deve ter ouvido algumas dicas de skincare informando os benefícios de incluir um sérum de vitamina C ao seu cronograma de cuidados com a pele. No entanto, algumas pessoas ainda associam o uso da vitamina C somente ao sistema imunológico. Como quando você pega um resfriado e inclui a vitamina C na sua dieta para ajudar na recuperação. Mas, há algo sobre a vitamina C que algumas pessoas ainda não sabem, ela pode ser extremamente benéfica para a pele. Foi comprovado que a vitamina C equilibra o tom da pele, reduz a hiperpigmentação e reduz os sinais de envelhecimento.

Vamos dar uma olhada mais de perto em como a vitamina C tópica pode mudar sua pele para melhor e quais produtos são recomendados.

O que é sérum de vitamina C?

O sérum de vitamina C é um produto com alta concentração de ácido ascórbico. Possui textura leve, rápida absorção e é fácil de espalhar no rosto. Se adapta muito bem as diversas peles brasileiras por ser um líquido fluido, não gorduroso e de profunda absorção. Para uma ação eficaz na pele, são necessárias apenas poucas gotas do produto.

A vitamina C é um potente antioxidante, ajudando a prevenir a formação de radicais livres, que são criados pela poluição, poeira, fumaça e sol. Os radicais livres danificam as fibras elásticas da pele, causando mudanças na cor da pele e enfraquecimento da pele. Eles podem quebrar o colágeno da pele, causando rugas. Os radicais livres também danificam o DNA da célula, levando ao envelhecimento prematuro e até ao câncer de pele.

Como antioxidante, a vitamina C oxida ou neutraliza os radicais livres na pele. Ela aumenta a produção de colágeno, o que reverte os danos às células, resultando em uma pele mais firme e com aparência mais jovem.

Quais são os benefícios da vitamina C?

Ao ajudar a pele a lutar contra os radicais livres, os séruns de vitamina C podem criar uma pele mais brilhante e lisa.

Um benefício significativo do uso de um sérum de vitamina C, especialmente durante o dia, é a proteção solar que ele fornece. Embora você não possa substituir seu protetor solar diário regular por um sérum de vitamina C, ele pode ser uma ferramenta útil para ajudar a proteger sua pele contra os efeitos nocivos do sol. Os séruns de vitamina C podem ajudar a reduzir os danos causados ​​pelo sol das seguintes formas:

  • Reduzindo a morte celular precoce
  • Reduzindo a liberação de compostos inflamatórios
  • Reduzindo os danos da exposição à luz ultravioleta

A redução do envelhecimento prematuro é outra vantagem de adicionar vitamina C à sua rotina de cuidados com a pele. A vitamina C ajuda a reduzir as rugas prematuras, estimulando a produção de colágeno, uma proteína que dá força e elasticidade à pele. Os séruns de vitamina C ajudam a engrossar a pele ao adicionar colágeno. A pele rica em colágeno tem menos probabilidade de enrugar do que a pele mais fina.

Os séruns de vitamina C também mostraram melhorar o tom da pele. É frequentemente usado para tratar a hiperpigmentação, uma doença cutânea comum que ocorre quando a pele produz melanina em excesso. A melanina é o pigmento que dá cor à pele e pode ser responsável pelas manchas mais escuras de hiperpigmentação. A exposição ao sol e os níveis de hormônio estão normalmente associados a essas áreas mais escuras. A vitamina C irá clarear essas manchas escuras sem clarear a pele em geral.

Qual sérum de vitamina C devo usar?

Com tantos produtos no mercado, pode ser difícil escolher um sérum com vitamina C. Como nem todos os séruns são criados iguais, é útil saber quais ingredientes e marcas procurar.

A vitamina C vem em algumas formas diferentes, incluindo ácido L-ascórbico, ascorbil fosfato de magnésio e ascorbil-6-palmitato. A maioria dos séruns no mercado é o ácido L-ascórbico, o mais estudado e o mais biologicamente ativo. Procure séruns com antioxidantes e estimulantes adicionais, como vitamina E e ácido ferúlico. A combinação da vitamina C com esses dois ingredientes pode aumentar sua eficácia, proporcionando benefícios comprovados.

No entanto, é recomendado uma consulta com um dermatologista para que você tenha a indicação correta do melhor sérum para o seu tipo de pele.

A Dra. Priscila Cartaxo oferece consultas online e presencial em Belo Horizonte. Agende agora mesmo sua consulta e saiba qual o melhor sérum de vitamina C indicado para o seu tipo de pele.

Como faço para usar um sérum de vitamina C?

Para receber todos os benefícios de seu sérum de vitamina C, é essencial usá-lo da maneira certa. Depois de lavar o rosto, aplique algumas gotas do sérum. Use-o de manhã como sua primeira camada de proteção solar e para combater os radicais livres que encontrar ao longo do dia. Após o sérum, aplique seu hidratante e protetor solar com um FPS 30, no mínimo.

Ao colocar produtos em camadas, uma boa regra é aplicá-los do mais fino ao mais espesso. Você também pode aplicar a vitamina C à noite para ajudar a pele a se autorregenerar.

 

MAIS LIDOS

Blog

A caneta de jato de plasma realmente funciona? Conheça os benefícios

Blog

Saiba tudo sobre: lifting com fios de Polidioxanona (PDO)

Blog

Jato de plasma: o que é? Para que serve? Como é feito?

Blog

Mesoterapia capilar: solução para queda de cabelo em homens

Blog

Ultraformer: o tratamento definitivo de papada

Blog

Prejuvenation: pare de envelhecer antes de começar

Blog

Tratamento de olheiras: o poder do preenchimento de ácido hialurônico

Blog

Sculptra: o que é e como funciona o tratamento para tratar a flacidez da pele

Blog

Bioestimulador Radiesse®: o que é e quais as suas indicações?

Blog

Para que serve o tratamento com Sculptra?