Qual é o melhor tratamento para rosácea?

A rosácea pode queimar por vários motivos: muita diversão ao sol, muitas bebidas alcoólicas ou muito estresse, para citar alguns.

Como a rosácea é uma doença crônica da pele que pode ir e vir, o tratamento da rosácea não é ideal para todos. Seu médico recomendará um plano de tratamento que se concentra no controle dos sintomas e das crises. O controle da rosácea envolve uma abordagem multifacetada que inclui cuidados em casa e medicamentos prescritos.

Para crises de rosácea, podem ser prescritos medicamentos tópicos e / ou orais. Seu dermatologista pode sugerir outras mudanças no estilo de vida e educação sobre como evitar os gatilhos. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo e a gravidade da rosácea.

Se você foi diagnosticado com rosácea, pode ter surtos ou crises recorrentes. Seu dermatologista pode começar com um plano de tratamento de rosácea mais agressivo até que sua pele melhore. À medida que seus sintomas melhoram, aprender a controlar a doença ajudará a prevenir futuros surtos.

O que é rosácea?

Como o nome indica, a rosácea é caracterizada por vermelhidão na pele do rosto. A causa exata ainda é desconhecida. Fatores hereditários e ambientais têm sido associados à doença. A rosácea pode piorar com o tempo, especialmente se não for tratada. Os principais sintomas são:

• vermelhidão ou inchaços;
  • pequenos acúmulos de pus no rosto;
  • surtos semelhantes a acne;
  • vasos sanguíneos rompidos;
  • pele espessa no nariz, queixo, testa, bochechas;
  • pele inchada ou sensível;
  • sensação de ardência e queimação;
  • secura ou manchas ásperas;
  • veias de aranha;
  • corar ou ficar corado facilmente.

Existem cinco subtipos principais de rosácea. Cada tipo apresenta sintomas diferentes. São eles:

• Rosácea eritemato-telangiectásica: vermelhidão, rubor, vasos sanguíneos visíveis;
  • Rosácea pápulo-pustulosa: vermelhidão, inchaço e erupções semelhantes à acne;
  • Rosácea fimatosa: a pele engrossa e apresenta uma textura irregular;
  • Rosácea ocular: olhos vermelhos e irritados, as pálpebras aprensentam inchaço;
  • Rosácea granulomatosa: é uma variante rara, caracterizada pela presença de pápulas vermelho-acastanhadas ou pequenos nódulos com base eritematosa e infiltrada.

O que causa a rosácea?

Rosácea é uma doença de pele crônica e de longa duração, sem cura conhecida. O estilo de vida e as escolhas alimentares desempenham um papel importante nas crises ativas.

Os gatilhos mais conhecidos são:

• Álcool;
  • Temperaturas extremas;
  • Banhos quentes ou saunas;
  • Exercício intensivo;
  • Alimentos inflamatórios;
  • Ingredientes irritantes para o cuidado da pele;
  • Alimentos picantes;
  • Estresse e transtorno emocional;
  • Luz solar.

Qual é o melhor tratamento para a rosácea?

O primeiro passo é agendar uma consulta para receber um diagnóstico adequado e compreender o seu tipo de rosácea. Seu dermatologista pode sugerir que você registre e monitore todos os gatilhos e faça as mudanças de estilo de vida necessárias. Você precisará assumir um papel ativo no gerenciamento da sua doença. Isso pode incluir evitar certas atividades, alimentos e álcool.

Outros casos podem exigir tratamento médico contínuo, pelo menos até que os sintomas desapareçam. Isso pode variar de antibióticos orais a cremes prescritos ou apenas um regime de cuidados da pele sem prescrição. Seu dermatologista pode recomendar outros tratamentos para controlar as crises subsequentes ou para resultados de longo prazo.

Mudanças de estilo de vida

É essencial conscientizar-se que algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar controlar a rosácea. Conheça a seguir as principais mudanças adotadas:

• Implemente boas práticas de autocuidado e de pele;
  • Preste atenção ao que causa os surtos e evite-os;
  • Proteja seu rosto e pele. Use chapéu e evite o sol direto. Quando estiver muito frio, proteja a pele do rosto com um lenço ou máscara.
  • Seja gentil com sua pele. Use produtos de limpeza e loções recomendados por dermatologistas.
  • Use protetor solar diariamente e evite a exposição excessiva ao sol;
  • Não esfregue ou toque seu rosto ou arranhe as áreas inflamadas;
  • Evite irritantes e produtos químicos agressivos nos produtos para a pele, detergentes e no meio ambiente;
  • Evite água extremamente quente e banhos longos;
  • Use maquiagem compatível com a rosácea para reduzir a vermelhidão, como cosméticos em pó com um tom verde e acabamento fosco;
  • Verifique seus medicamentos, especialmente aqueles para hipertensão, problemas cardíacos, ansiedade, enxaquecas e glaucoma;
  • Aplique hidratante no rosto e na pele com frequência;
  • Uma massagem facial diária suave pode ajudar a reduzir o inchaço;
  • Limite as bebidas quentes e o álcool.

Medicamentos

Uma variedade de medicamentos para rosácea está disponível para casos graves ou se você não consegue controlá-la apenas com mudanças no estilo de vida. O tipo de medicamento pode variar dependendo da gravidade e do tipo de rosácea que você tem.

As terapias medicamentosas para a rosácea são:

• Cremes e géis tópicos: medicamentos que podem prevenir crises incluem ácido azelaico, metronidazol, ivermectina e sulfacetamida / enxofre de sódio. A brimonidina e a oximetazolina podem reduzir o rubor e a vermelhidão.
  • Antibióticos orais: os antibióticos de tetraciclina são usados ​​para tratar a rosácea há mais de 50 anos. Mais comumente, incluem doxiciclina e minociclina. Outros antibióticos, como a eritromicina, às vezes também são usados ​​para tratar o agravamento das crises.
  • Outras terapias sistêmicas: medicação incluindo isotretinoína pode ser uma opção. É normalmente usada para tratar acne severa ou rosácea severa que não responde a outras terapias. Pode reduzir a vermelhidão e erupções semelhantes a acne, mas tem efeitos colaterais. Este medicamento não é recomendado para todos os pacientes, especialmente mulheres grávidas, pois pode causar defeitos congênitos graves.
  • Cremes e séruns: há uma variedade de produtos no mercado desenvolvidos para peles sensíveis e rosácea. Consulte seu dermatologista pra orientá-lo quantos aos produtos indicados para você.

Terapias baseadas em luz

Esses procedimentos podem reduzir a vermelhidão associada a vasos sanguíneos dilatados ou rompidos e erupções semelhantes a acne. Eles requerem várias sessões para alcançar resultados expressivos.

O que você pode fazer para maximizar o tratamento da rosácea?

Pode ser necessária alguma tentativa e erro para encontrar o tratamento certo e a medicação certa. Você pode precisar de uma combinação de medicamentos orais e tópicos. Lembre-se:  você tem opções, então continue até encontrar um tratamento que funcione para você. A seguir, algumas dicas essenciais para o sucesso do seu tratamento de rosácea:

• Siga os conselhos do seu dermatologista sobre a duração do tratamento;
  • Mantenha rotina de consultas de acompanhamento com seu dermatologista;
  • Esteja atento aos seus gatilhos ou quando houver um surto ativo. Pode ser útil manter um bloco de anotações diário. Anote quaisquer alterações em sua pele ou alterações em sua dieta, rotina diária, produtos para a pele, níveis de estresse ou outras coisas que você observe;
  • Se estiver vendo resultados positivos, pode ser necessário continuar o tratamento por mais algumas semanas;
  • Caso contrário, converse com seu dermatologista sobre tentar algo diferente ou quaisquer efeitos colaterais, reações alérgicas ou outras preocupações;
  • Esteja preparado para fazer algumas mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar. Leia sobre a rosácea e peça algumas dicas ao seu dermatologista.

Você pode aprender a domar sua rosácea – ou pelo menos reduzir os sintomas indesejáveis ​​associados à doença. Não perca a esperança! Seu dermatologista pode trabalhar com você para encontrar um tratamento eficaz, ajudando a controlar as crises e evitar a vermelhidão.

Onde fazer tratamento de rosácea em Belo Horizonte – BH?

Se você está procurando onde fazer tratamento de rosácea em Belo Horizonte, o primeiro passo é marcar uma consulta em nosso consultório.

A Dra. Priscila Cartaxo atende na Clínica Sollos, situada numa área nobre da capital mineira, entre a região da Savassi e o Bairro de Lourdes, um dos mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Entre nossos excelentes tratamentos dérmicos, está o tratamento de rosácea, com soluções mais inovadoras e seguras no cuidado com a pele. Clique aqui e agende uma consulta agora mesmo.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através do Instagram: @priscilacartaxo_dermato

Dra. Priscila Cartaxo
Dermatologista em Belo Horizonte